Esses hábitos afetam a saúde do seu coração.
- Dra. Yana Cardiologista
- 19 de ago. de 2020
- 2 min de leitura

Doenças cardíacas! Você pode ter isuficiência cardíaca, infarto, angina, doença das válvulas cardíacas, doença cardíaca congênita ou ritmos cardíacos irregulares.
Basta não dar valor ao seu coração. É isto que quer?
Existem alguns fatores de risco de doenças cardíacas que você não pode alterar, como sua idade ou histórico familiar. Mas existem outros fatores que estão sob seu controle.
O que você deveria saber é que 80% desses casos poderiam ser evitados com simples alterações nos hábitos de vida.
1. Leve o condicionamento físico a sério.
Exercícios físicos regulares fortalece os músculos do coração e também queima toda a gordura acumulada que pode se depositar nas artérias e causar infarto do miocárdio. Atividades físicas cinco dias na semana por 30 minutos pode ser interessante.
2. Como você se alimenta?
Aderir uma dieta saudável pode contribuir muito para reduzir o risco de doenças cardíacas. Os alimentos que você ingere afetam diretamente os fatores de risco, incluindo colesterol, pressão arterial, diabetes e excesso de peso. Monitorando os alimentos que ingere e a quantidade, você pode impactar positivamente no funcionamento do seu coração. Pode sim comer seu torresminho, com moderação.
3. Fumo.
O risco de desenvolver doenças cardíacas é cerca de 25 a 30 por cento maior para as pessoas expostas ao fumo. A maneira mais eficaz de diminuir o risco é parar completamente. Acha desafiador? É mais difícil viver com uma doença cardíaca ou se recuperar de um infarto.
4. Consumo de álcool "em excesso".
Não precisa radicalizar, pois uma taça de vinho ocasionalmente ou uma cerveja com os amigos pode ser aceitável. O problema é o excesso. E pode ser perigoso para seu coração. O aumento da pressão arterial, alto nível de triglicerídeos e a obesidade ocasionados pelo alto consumo de álcool, podem aumentar o risco de doenças cardíacas.
A saúde do seu coração começa com você, e mais ninguém.
Seu médico até pode ajudar a manter a sua saúde cardíaca com exames regulares, mas seu dever começa em casa.

Dra. Yana Guimarães Borges Ribeiro Neto
Médica Cardiologista CRM: 11535 | RQE: 7579
ITUMBIARA-GO
Comments