Conheça o seu risco genético para doenças cardíacas.
- Dra. Yana Cardiologista
- 3 de fev. de 2022
- 1 min de leitura

Nossos genes são responsáveis por várias coisas: nossa aparência, nosso tipo sanguíneo e até mesmo nosso risco de desenvolver certas condições médicas.
Quando estou determinando se um paciente tem um risco acima da média para doenças cardiovasculares, pergunto sobre seus históricos médicos e familiares anteriores.
Se o paciente têm um parente de primeiro grau – pai, mãe ou irmão – que teve um infarto ou precisou de stents ou cirurgia de ponte de safena em uma idade jovem (menos de 55 anos para um homem e 65 para uma mulher), então esse paciente é considerado de maior risco para desenvolver doença arterial coronariana.
Porque falo sobre este tema? Alguns fatores de risco para doenças cardíacas não podem ser controlados, como sua idade ou histórico familiar. Mas você pode tomar medidas para diminuir seu risco.
O risco cardiovascular pode definitivamente ser herdado.
Então. Sua família tem histórico de doenças cardíacas? Há algo que você possa fazer?
Seus genes são o que são ao longo de sua vida, o que significa que nunca mudam. Felizmente, mesmo para aqueles cujos genes podem predispor a doenças cardíacas, existem maneiras de preveni-las.
Vão dizer que sou repetitiva nos posts....mas vamos lá!
Você se exercita regularmente, mantém uma dieta saudável, não fuma, controla o estresse ou controla a pressão arterial e o diabetes? São algumas das maiores maneiras de evitar esse legado familiar indesejado.
Não adianta fugir!
Corre pro médico. Faça seu check-up. Essa não é uma herança satisfatória.

Dra. Yana Guimarães Borges Ribeiro Neto
Médica Cardiologista CRM: 11535 | RQE: 7579
ITUMBIARA-GO
Comentários